Saiba as informações mais importantes na escolha do inversor

Conheça as informações mais importantes para levar energia segura aos equipamentos.

Sumário

Um inversor tem como função converter corrente contínua da bateria em corrente alternada adequada para alimentar eletrodomésticos e demais equipamentos convencionais. A principio, pode parecer uma função simples, mas a realidade é que este é um equipamento complexo com muitas características que precisam ser avaliadas na hora da escolha do inversor.

Diversos equipamentos elétricos e eletrônicos podem ser alimentados por inversores usando baterias de carros ou de outros tipos para gerar energia elétrica. Entretanto, não basta conectar o aparelho lá e esperar que o inversor funcione da melhor forma, é preciso entender para não cometer erros.

Sendo assim, quais informações são importantes ao escolher um Inversor?

a) Tipo de equipamento que se deseja alimentar

O inversor permite que a energia armazenada em uma bateria possa alimentar praticamente qualquer equipamento eletrodomésticos, eletrônicos e elétricos, sendo poucas exceções.

Para equipamentos de alto consumo é importante que haja um suporte para receber e converter mais cargas de energia. Por outro lado, se o consumo for de baixo a médio, é muito mais simples que ele funcione com a energia convertida pelo inversor.

b) Tensão de entrada

A tensão de entrada do seu inversor deve estar de acordo com o sistema elétrico a ser utilizado e com as baterias, ou seja, deve ser igual a tensão do banco de baterias do sistema. Normalmente essa tensão é de 12, 24 ou 48 Vdc, mas podem ser maiores também.

c) Tensão de saída

A tensão de saída do inversor precisa ser a mesma tensão de entrada do equipamento que ele irá alimentar, sendo assim, se um equipamento precisa ser conectado em 110V essa é a tensão de saída do inversor.

d) Potência a ser utilizada

Para aparelhos com motores é importante estar atendo a potência de pico, pois precisam de uma corrente elevada para funcionar. Um dica é escolher um inversor com potência cerca de 65% maior do que aquela especificada pelo fabricante, pois a corrente de partida pode aumentar de 2 a 8 vezes da corrente nominal.

Já sei como escolher, e agora?

A Hayonik tem uma ampla linha de inversores off grid com uma variedade de potência e com tensões ideais para solucionar a sua necessidade de energia.

Deixe uma resposta