Inversores para barcos: respondendo as principais dúvidas

barco

Barcos muitas vezes são equipados com diversos materiais elétricos e eletrônicos, e uma solução de energia para eles são os inversores. Ele transforma a corrente contínua da bateria em corrente alternada, além de também converter a tensão de 12V ou 24V para 110V ou 220V.

Com exceção de barcos pequenos, todas as outras embarcações costumam possuir equipamentos que dependam de energia para funcionar, por isso trouxemos informações de como levar essa energia a eles de forma segura através dos inversores.

Confira a resposta de algumas dúvidas que podem surgir antes de decidir instalar um inversor em embarcações marítimas:

A energia é segura?

Essa é uma dúvida que pode surgir em quem está começando a entender o funcionamento dos inversores, e ainda vir seguida do questionamento se essa energia é igual a energia elétrica que chega as residências. A reposta é: quase. A variação de tensão da energia fornecida pela rede elétrica é maior do que a fornecida pelo amplificador, ou seja, não possuem a mesma frequência. Entretanto, a energia dos inversores é segura e não causa danos aos equipamentos.

Baterias adequadas para inversores ou usar baterias de motores?

Não se pode usar as mesmas baterias do motor para alimentar inversores, isso porque as baterias dos motores devem ser exclusivas para não descarregarem. Além disso, as baterias de motores fornecem muita energia por alguns segundos, já as recomendadas para inversores devem fornecer energia por longos períodos.

Quanto de bateria o inversor consome?

É normal se perguntar se o inversor irá consumir muita bateria, mas a verdade é que depende dos modelos ou marcas, pois cada fabricante informa a eficiência do equipamento e isso determina o consumo. Um inversor de 85% de eficiência enquanto converte e gera energia ainda vai precisar de 15% da energia da fonte de saída para funcionar.

Como escolher um inversor para o barco?

Sim, essa é a maneira mais simples de se escolher um inversor para barcos. Somando os equipamentos a bordo e acrescentando uma margem de segurança se obtém a capacidade em Watts que o inversor deve ter para alimentá-los.

Como fazer a instalação?

Primeiramente, os inversores devem ser instalados em locais com boa ventilação, pois eles geram calor. Também é recomendado, se houver possibilidades, que sejam instalados próximos das baterias do barco para não precisar criar um novo local e consequentemente ter custos maiores.

Por fim, é importante que a pessoa responsável pela instalação tenha algum conhecimento técnico para garantir que não haja falhas e equipamento não receba energia de uma fonte errada.


A Hayonik tem um ampla linha de Inversores de Tensão com diferentes potências que oferecem energia ideal a vários equipamentos em barcos ou outros veículos.

Deixe uma resposta