Entenda a importância dos monitores de áudio em estúdios de gravação

estúdio de gravação

Os monitores de áudio, ou monitores de referência, ajudam a definir uma boa mixagem.

Sumário

Mais do que importantes, os monitores são indispensáveis dentro de um estúdio de gravação. Mas para entender porque eles são tão indispensáveis precisamos conhecer primeiro qual a utilidade deste equipamento e suas caraterísticas mais importantes.

O que é um monitor de áudio?

O monitor de áudio é um dos equipamentos mais utilizados em estúdio, e uma ferramenta essencial para produtores e engenheiros de áudio. Eles são responsáveis por reproduzir a gravação de forma fiel, e, dessa maneira, servir como referência na edição, mixagem e masterização de áudios.

Como reproduz o áudio sem nenhuma equalização, ou seja, com uma sonoridade limpa, ele permite que os profissionais que consigam identificar e fazer modificações com mais certeza.

Caixas de som podem executar essa mesma função?

Praticamente todas as caixas de som, desde as pequenas de uso doméstico até as mais profissionais, possuem ajustes pré-definidos para equalizar o som, sendo assim elas não irão mostrar o áudio com fidelidade. Então, para o objetivo de edição e mixagem isso não funciona da mesma forma que monitores de áudio e ainda pode comprometer todo um trabalho.

Tamanho do monitor

Um dos primeiros pontos a ser pensado na hora de escolher um monitor de referência é o tamanho dele. O tamanho padrão desses equipamentos varia de 5 a 10 polegadas.

Para estúdios pequenos ou home studios é recomendável que eles sejam no máximo até 7″ e para estúdios grandes os de 10″ podem ser o necessário. Seu tamanho é importante porque um monitor incompatível com o estúdio pode causar distorções de som.

Número de vias

As vias se referem a cada alto-falante que o monitor possui. Normalmente eles são com:

  • 2 vias: um alto-falante para sons médios e graves e um tweeter para sons agudos;
  • 3 vias: um alto-falante para sons graves, outro para médios e um tweeter para sons agudos;
  • 4 vias: um alto-falante para sons graves, dois para sons médios e um tweeter para sons agudos.

Potência do monitor

A potência do monitor é medida em watts RMS, e por lógica quanto maior a potência mais alto é o som. Porém, é bom ressaltar que nem sempre maior potência quer dizer melhor qualidade, isso porque a potência se refere somente a capacidade de propagação do som.

Ativo x Passivo

Os monitores de áudio podem ser passivos ou ativos. Os ativos vem com amplificador integrado, possuem potência própria, basta conectar o cabo de energia e ligar o cabo de saída da fonte de som, e está pronto para uso. Já os monitores ativos vão precisar de um amplificador.

Posicionando os monitores de referência

Demonstração do posicionamento dos monitores

A posição considerada correta para posicionar os monitores no estúdio é formar um triângulo equilátero entre os ouvintes e os monitores.

Essa dica se justifica por posicionar o ouvinte exatamente ao centro, e assim acabar escutando ambos os lados de forma igual e não julgar errado nenhum deles.

Também é importante direcionar ambos para a cabeça do ouvinte, de forma que o som chegue direto aos seus ouvidos.


Por fim, lembre-se que se você é um produtor ou engenheiro de som vai passar muito tempo no estúdio utilizando os monitores, então escolha com atenção aquele que irá oferecer a melhor qualidade e desempenho ao seu trabalho.

Deixe uma resposta