Viagem de motorhome: como ter energia com inversores off grid

motorhome

Usar energia solar em um motorhome ajuda a tornar a viagem mais econômica e segura.

Sumário

Quem tem um motorhome, ou está construindo um, sabe que uma das coisas mais importantes nele é a energia elétrica levada para os equipamentos. Se você tem curiosidade ou interesse em ter um motorhome, leia este artigo, esclareça suas dúvidas e conheça uma solução de energia segura e eficaz.

Nossos parceiros do Buslife BR explicaram um pouquinho como levam energia ao motorhome deles, que já está pronto para ir até o Canadá. Você pode conferir no vídeo abaixo:

Mas é hora de saber mais sobre o como funciona a energia do motohorme antes de colocar o pé na estrada.

Energia Solar para motorhome é um investimento válido?

Para não depender exclusivamente de tomadas e paradas em locais que possam fornecer energia elétrica, a energia solar off grid é uma alternativa a ser considerada. Como essa energia funciona independente da rede elétrica é possível instalar painéis solares no teto de motorhomes, assim como é feito em casas.

Mas é importante lembrar que, a produção de energia nesses casos pode variar e ser menor em dias nublados, ou seja, talvez não consiga suprir a necessidade de energia todos os dias igualmente. Entretanto, mesmo em dias que ela não suprir ainda irá contribuir e aumentar a autonomia da energia elétrica no motorhome.

Consumo na estrada

Passar um tempo em um motorhome significa também fazer um bom planejamento e abrir mão de alguns confortos, principalmente se o objetivo for que a energia solar forneça auto suficiência de energia na estrada. Sendo assim, a economia de energia faz toda a diferença.

Definir quais equipamentos são essenciais usar e conhecer seu consumo permite saber qual vai ser a sua necessidade de energia diária. Em resumo, basta calcular as potências que os painéis podem gerar e quanto os equipamentos consomem.

Escolhendo as placas solares corretas

Atualmente, as placas de maior destaque são as monocristalinas e as policristalinas. Entre esses dois tipos podemos dizer as monocristalinas conseguem produzir um pouco mais de energia, porém também são mais caras.

Outro fator essencial é a potência das placas, existem placas de 150W, 200W, 300W, 400W entre várias outras, e quanto maior a potência maior o tamanho das placas. Então, ao invés de só pensar se a potência das placas supre o consumo dos equipamentos, também deve pensar se o teto do veículo as comporta.

Baterias estacionárias, inversores e controladores de carga

Baterias estacionárias são projetadas para liberar cargas constantes por um longo período, sendo ideais para equipamentos que precisem ser alimentados por mais tempo. Essa bateria deve ser escolhida de acordo com seus amperes, quanto mais amperes, mais autonomia do sistema, e maior os períodos de tempo entre as recargas da bateria.

Então as baterias já possuem a energia certa para alimentar equipamentos? Ainda não, é aqui que entram os inversores. As baterias normalmente funcionam em 12 ou 24 volts de tensão, o que não será capaz de fazer um equipamento funcionar, mas um inversor pode transformar essa tensão de 12 ou 24 volts para 127 ou 220 volts e transformar a corrente contínua em corrente alternada.

Há ainda um outro equipamento necessário para o funcionamento deste sistema, o controlador de carga. Este é um dispositivo necessário para levar a tensão e corrente ideal para a bateria, ou seja, controlando a quantidade certa para não estragar a bateria.

Com a união desses equipamentos os aparelhos domésticos e elétricos serão capazes de funcionar dentro do motorhome.

Vantagens da energia solar no motorhome
  • Manutenção mínima, simples e barata;
  • Excelente custo benefício;
  • Liberdade para fazer viagens mais longas,

Acesse o site Hayonik e conheça mais de inversores off grid com a potência certa para atender projetos de energia solar em motorhomes.

Deixe uma resposta