Qual a diferença entre caixas ativas e passivas?

Na hora de investir em um som mais profissional com equipamentos mais eficazes alguns conceitos precisam ser mais conhecidos para fazer as escolhas corretas. Um desses conceitos a serem entendidos é o de caixas ativas e passivas.

É importante conhecer suas finalidades e funções para não se enganar e comprar um equipamento que não atenda seus objetivos.

Saiba mais sobre essas caixas e como elas podem oferecer soluções na hora de montar o seu som!

O que são caixas ativas?

Essas são as caixas que já possuem um amplificador embutido, ou seja, são mais independentes e modulam a reprodução de som. As caixas ativas também são conhecidas por possuírem ajustes, como grave e agudo, e várias opções de conectividade.

Por não precisar de outros equipamentos juntos a elas e assim terem menos interferência, apresentam um som mais claro e definido.

O que são caixas passivas?

São caixas que dependem de outros aparelhos para funcionar, como amplificadores. Elas são bem mais simples e possuem em sua maioria apenas uma conexão e são limitadas em relação a ajustes.

Pode acontecer de também não precisarem de uma tomada para funcionar, já que o aparelho a qual está conectada pode ser uma fonte de energia.

Como escolher qual devo usar?

Novamente, a escolha entre caixas ativas e passivas depende da finalidade de uso.

Se você é um músico profissional ou trabalha com áudio profissional a solução ideal é uma caixa ativa, porque ela vai entregar mais qualidade sonora. Ainda que, sejam menos práticas em questão de portabilidade.

Mas se a finalidade é só reproduzir o áudio de ouro equipamento na caixa, um modelo passivo pode atender bem e de forma um pouco mais barata.


A Hayonik tem em seu catálogo linhas de caixas ativas e passivas para oferecer a solução para todas as atividades e ambientes.

Deixe uma resposta