Fontes de alimentação para sistemas de CFTV

São muitos fatores e equipamentos a serem considerados no momento de montar o projeto de CFTV, Segurança Eletrônica, e entre eles está a fonte.

O ponto mais importante na hora de escolher a fonte são os equipamentos que estarão conectados a ela e a alimentação necessária para eles. Existe mais de um tipo de fonte para projetos de CFTV, sendo assim, separamos dois deles e explicamos como escolher a fonte certa para o projeto.

Sumário

Fontes Colmeia

A fonte colmeia é muito utilizada nesses sistemas. Seu design com furos em formato de colmeia ajudam na ventilação do equipamento, evitando o superaquecimento. Uma das vantagens dessas fontes é que elas possuem proteções elevadas, como contra sobrecarga, superaquecimento e curto circuito, o que evita danos aos equipamento.

Essas fontes são indicadas para alimentar muitas câmeras de uma vez, uma fonte de 5A, por exemplo, pode alimentar uma média de 6 ou 7 câmeras. Uma forma segura e tranquila de utilizar essas fontes é através de conexão com cabo coaxial.

Fontes Chaveada

As fontes chaveadas são usadas individualmente em cada câmera. São as escolhas mais comuns quando se tem longas distâncias entre as câmera, já que normalmente há uma perda de tensão em distâncias maiores que prejudicam a imagem e o som.

Então, é importante que cada câmera neste caso tenha sua própria alimentação. Porém, é importante destacar que são indicadas apenas para circuitos simples e pequenos.

Como calcular a capacidade necessária para a fonte de alimentação?

O primeiro ponto a se pensar é dar uma folga na alimentação, ou seja, não a utilizar na capacidade máxima. É recomendado que a corrente nominal use apenas 80% da capacidade da fonte.

Para saber qual a capacidade máxima que uma fonte suporta multiplique a capacidade dela por 0,8. Exemplo: sua fonte tem 5 A então multiplicada por 0,8 significa que a capacidade mínima necessária é 4 A. Explicando ainda mais, ela consegue alimentar até 5 A, dessa forma ela conseguiria alimentar sem problemas, por exemplo, dez câmeras de 500 mA cada.

Por que é importante escolher uma boa fonte para o sistema de CFTV?

Todos os equipamentos de CFTV são importantes, e com as fontes não é diferente, elas ajudam a manter o bom desempenho do sistema. As vantagens de uma fonte escolhida corretamente incluem:

  • Prevenção de superaquecimento;
  • Inibição dos ruídos de imagem e som;
  • Impedimento da deterioração dos componentes internos;
  • Diminuição de manutenções constantes no equipamento.

Deixe uma resposta