Como montar um projeto de som ambiente para academias?

Sumário

Como já contamos no post sobre som ambiente para bares e restaurantes a música em um estabelecimento tem o poder de influenciar o comportamento dos clientes/frequentadores. Quando falamos em academias não é diferente, nesse tipo de ambiente, o principal objetivo da música costuma ser estimular as atividades físicas.

Música + Dopamina

Existem estudos que comprovam que a música ajuda a liberar dopamina, um neurotransmissor ligado à emoção, euforia e cognição, e também a reflexos físicos. Falando mais claramente a música consegue dar uma energia a mais para executar os exercícios.

Porém, é claro que a escolha da playlist faz toda a diferença, músicas com batidas fortes e bem definidas, são as que conseguem esse efeito.

O que é fundamental para esse projeto?

Agora que já sabe que a música faz muita diferença e decidiu investir em um projeto há coisas importantes a serem consideradas nele.

O primeiro ponto é a qualidade de todos os equipamentos que serão parte do sistema, você com certeza vai querer que eles forneçam um som limpo e sem ruídos. Ainda falando em qualidade dos equipamentos, a potência também é um fator fundamental. Para um espaço amplo e com muito barulho de equipamentos e pessoas conversando vai ser necessário aparelhos potentes e que superem esses barulhos.

Por fim, é sempre importante avaliar a praticidade, se esse sistema em algum momento precisará conectar outros equipamentos, como microfones, por exemplo, é necessário garantir facilidade nisso

Escolha e instalação de caixas e amplificadores

Um projeto de som eficiente para academia deve ter caixas com potência de pelo menos 30W e que fiquem bem distribuídas, de forma que o som fique uniforme e potente.

Normalmente utiliza-se a regra que ambiente de 25 à 50m² utilizam 4 caixas de som, e ambientes de 50 à 100m² utilizam 8 caixas de som, mas esse número pode ser alterado de acordo com cada ambiente e cada projeto.

A escolha do amplificador também deve ser cuidadosa, por isso a determinação de qual aparelho indicado depende da observação e conhecimento do projeto. Analisar qual será o volume, se o amplificador estará conectado a outros dispositivos, a quantidade de ambientes, é essencial para a escolha deles.


Um som mal instalado pode causar efeito contrário, prejudicando a experiência do cliente. Por isso, é fundamental contar com apoio profissional, a Hayonik conta com uma equipe pronta para ajudar com seu projeto.

Deixe uma resposta