Refrigeradores científicos tem inversores como aliados nos sistemas de emergência

Refrigeradores científicos devem ser específicos para essa finalidade, com tecnologias para garantir resultados seguros e de confiança.

Sumário

Os refrigeradores científicos incluem, entre outros equipamentos, câmaras, incubadoras, freezers e refrigeradores voltados principalmente para conservação de sangue, vacinas e medicamentos. Por guardarem conteúdos que não podem ser prejudicados e perdidos por causa de instabilidades de energia e temperatura, esses refrigeradores precisam de tecnologia que garantam sua proteção.

Refrigeradores científicos x refrigeradores convencionais

Para laboratório são necessários equipamentos que estejam de acordo com a biossegurança e com as resoluções da Anvisa, algo que os refrigeradores comuns não oferecem.

De acordo com a Anvisa, geladeiras comuns não podem armazenar materiais biológicos, pois não proporcionam temperatura homogênea e estável. Além disso, oferecem risco de congelamento, instabilidade energética e outros problemas que comprometem a eficácia das vacinas.

Para evitar estes problemas o Ministério da Saúde/ANVISA regula que todos os equipamentos devem possuir sistema de monitoramento e registro de temperatura.


Sistemas de emergência para refrigeradores científicos

A fim de cumprir a qualidade de conservação dos materiais laboratoriais os refrigeradores científicos apresentam tecnologias como monitoramento de temperatura, display exclusivo, sistema de segurança e sistema de emergência.

O sistema de emergência é essencial para equipamentos por ser capaz de manter o equipamento em funcionamento por períodos de instabilidade ou falta de energia. Para muitos modelos de refrigeradores esse sistema é feito utilizando um inversor 12 volts (cc) para 110/220 volts (ac) alimentado por bateria selada, normalmente de 100 ou 200 ampéres. A bateria possui um espaço reservado para ela, que é integrado ao gabinete, na parte inferior, normalmente na gaveta.

Esses sistemas de emergência podem oferecer autonomia de até 72 horas dependendo do modelos dos refrigeradores.


Viu como inversores podem ser essenciais para o funcionamento de refrigeradores e proteção do seu conteúdo?

Se você possui uma indústria de refrigeradores que utiliza inversores nos sistemas de energia dos equipamentos, faça seu cadastro na Hayonik. Temos uma ampla linha de inversores que podem se encaixar ao seu negócio.

Deixe uma resposta