Trafos para som ambiente: saiba como eles podem contribuir para o seu projeto

Os projetos para sonorização de ambientes muitas vezes incluem trafos que ajudam a resolver dificuldades causadas pela distância que o sinal percorre do amplificador até as caixas. Mas o que eles fazem exatamente?

Sumário

Do ponto de vista técnico os transformadores são aparelhos eletrônicos que transferem sinal de um circuito para o outro, através de dois enrolamentos, o primário e o secundário. Mas para quem não conhece bem isso talvez não pareça tão simples então vamos tentar aqui explicar os trafos de um jeito mais descomplicado.

Como funciona a ligação de transformadores na sonorização de ambientes?

Um amplificador alimenta muitas caixas, e a distância percorrida até as caixas causa a perda de potência causada pelo excesso de correntes nos cabos. Para corrigir essas perdas é que se faz a ligação dos transformadores.

Como uma solução existe o transformador tronco que eleva a tensão no início da linha e transmite o áudio com uma corrente mais baixa. E o transformador de linha que diminui a tensão e leva a potencia a todos os alto-falantes sem que o som tenha diferenças perceptíveis.

Como o trafo tronco é utilizado?

O trafo tronco, ou transformador tronco, eleva a tensão do sinal do amplificador e assim cria tensões maiores, como 70V, 100V ou 210V. É possível encontrar esse modelo pode ser encontrado em uma grande variedade de potências.

Esses trafos são instalados na saída dos amplificadores, sendo assim elevam sua tensão, o sinal percorre a linha com alta tensão e baixas correntes, resultando na redução das perdas de potência.

E quanto aos trafos de linha, o que eles fazem?

O trafo de linha torna possível que todos os alto-falantes reproduzam o som na mesma potência. Ou seja, garante que a caixa mais próxima do amplificador e a mais distante reproduzam o som com a mesma qualidade e potência.

Estes trafos também possuem modelos com potências diversas, mas exige mais atenção, pois a potencia de todos os amplificadores instaladas na linha deve ser próxima a potência máxima do amplificador.

Quando usar transformadores no projeto de sonorização de ambientes?

Ambos os transformadores são usados em projetos com instalações onde é preciso usar mais de 40 metros de cabos. Afinal, são nesses casos de longa distâncias que a perda de sinal pode ser muito grande e os trafos são capazes de evitar isso.

Outras situações em que o uso dos trafos são recomendados é quando as dificuldades físicas do ambiente não permitem casar a impedância entre as caixas. Ou seja, quando não é possível que o valor da impedância final dos alto-falantes seja igual ao anterior.

Esses trafos são fundamentais para grandes projetos de sonorização como em shoppings, hospitais, supermercados, entre outros, pois garante mais qualidade a sonorização. Em contrapartida, os trafos de linha não são indicados em projeto de sonorização residencial.


A Hayonik conta com vários modelos de transformadores de linha e tronco, além de uma ampla gama de caixas acústicas e arandelas com trafos já instalados de fábrica.

Ainda tem dúvidas sobre trafos e se precisa deles no seu projeto de sonorização? Entre em contato com a Hayonik e fale com um especialista pronto para te ajudar.

Deixe uma resposta