Estratégia que faz diferença em estabelecimentos comerciais. É hora de conhecer o Music Branding.

Todos os estabelecimentos comerciais são locais potenciais para receber um projeto de sonorização de ambientes e se utilizado da maneira correta poderá impactar os negócios. Saiba o que é Music Branding.

Sumário

Quando falamos de branding é comumente pensando em fortalecer uma marca e a imagem dela diante do público. Sendo assim, ao unir música e branding destacamos como pode ser mais um elemento usado para criar identificação do público com a marca.

Para começar, o que exatamente é Music Branding?

Para Rafael Achutti, um dos fundadores do Bananas Music Branding, empresa especializada em curadoria e conteúdo musical para marcas, “Music branding é uma estratégia de marketing sensorial que usa a música para traduzir em experiência as associações e atributos presentes na identidade da marca, uma vez que a música cria fortes vínculos emocionais entre a marca e o público.”

Sendo mais direto, a música ajuda a construir uma imagem positiva da marca/estabelecimento diante dos seus clientes, se transformando em um grande diferencial.

E como isso influência nos negócios?

Os sentidos costumam ter muita influencia no momento da compra em um estabelecimento físico, o cheiro do ambiente, o visual, a possibilidade de tocar e provar os produtos, e não é diferentes com a audição. Portanto, a música precisa ser mais do que algo aleatório, precisa ser uma estratégia.

A música ajuda a tornar o ambiente mais agradável e compatível com os desejos dos clientes. Se uma loja vende para jovens as músicas devem possuir essa pegada, se é uma loja mais popular as músicas devem ter esse perfil, se é uma loja de itens de ballet é natural que a playlist traga músicas mais clássicas, e assim por diante. Sendo assim, é inteligente utilizar a música como um instrumento de conexão com o cliente, fortalecendo a identidade do negócio e criando uma experiência positiva.

Music Branding não é uma ciência, mas estudos e pesquisas comprovam eficiência.

Por ser um conceito relativamente novo é normal que ainda existam muitos questionamentos, e o principal é: será que Music Branding realmente funciona?

Segundo estudo da The Heartbeats Internacional a música quando escolhida de forma adequada ao ambiente influência o tempo de permanência dos clientes nos estabelecimentos. Foi verificado que 33% das pessoas passam mais tempo na loja quando se sentem bem com a música tocada, e ainda que, 31% dos clientes retornam a loja após a experiência.

Para quais estabelecimentos o Music Branding funciona?

Para uma infinidade deles! Lojas de roupa, por exemplo, costumam ser as mais ligadas em construir uma experiência de compra marcante em suas lojas físicas, e além disso, utilizam músicas também em redes sociais, playlists personalizadas.

Em bares e restaurantes essa experiência é ainda maior, pois além de aumentar a permanência do cliente, a música impacta até sua percepção de sabor. Isso mesmo, uma comida pode parecer mais saborosa se você estiver ouvindo uma boa música.

Além desses, outros locais como lojas, hotéis, clínicas, academias, escritórios, shopping centers, escolas, e outros segmentos comerciais podem utilizar a música como uma forma de conexão com seu público.

Benefícios do Music Branding

  • Conexão com o cliente;
  • Influencia a decisão de compras do clientes;
  • Aumento nas vendas;
  • Aumento da permanência do cliente no estabelecimento;
  • Eleva a produtividade dos vendedores.

A Hayonik oferece uma ampla gama de equipamentos para sonorizar ambientes e contribuir para a construção do projeto de music branding de diversos estabelecimentos.

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