Conheça os Filtros de Linha e quais os motivos para usá-los

Filtro de linha Hayonik

Os filtros de linha ajudam a proteger aparelhos, garantindo a segurança deles no dia a dia.

Sumário

Muitas vezes a segurança dos equipamentos eletrônicos é deixada em segundo plano ou sequer é algo pensado na correria do dia a dia. Mas, é um ponto importante a ser considerado, já que as oscilações e ruídos da rede de energia pode danificar os equipamentos ligados a tomada.

Os filtros de linha são aparelhos práticos e ideais para cumprir essa função de proteção dos equipamentos. Porém, antes de falar especificamente deles vamos falar da diferença entre os filtros e outros equipamentos com funções similares a eles.

Filtro de Linha x Protetor Eletrônico x Régua de Tomada

A semelhança entre esses três equipamentos parece óbvia, não é mesmo? Conectar vários aparelhos na tomada ao mesmo tempo. Só que cada um deles tem funções específicas quando se trata de segurança dos aparelhos conectados a rede elétrica.

Partindo do mais simples, as réguas de tomadas tem como objetivo multiplicar a tomada, ou seja, permitir que vários equipamentos sejam ligados ao mesmo tempo, mas sem oferecer sistemas de proteção.

Por sua vez, os filtros de linha além de permitir vários equipamentos conectados a tomada através dele, ainda diminuem as interferências e ruídos da rede. Ou seja, assim como seu nome já diz eles filtram a rede elétrica. Alguns modelos de filtros, como os da Hayonik, oferecem proteção contra sobre tensão.

E, por fim, os protetores oferecem proteção extra, já que são projetados para ter essa como sua principal função. Quando tem instabilidade elétrica os protetores desligam automaticamente para proteger os equipamentos.

Então, os filtros de linha são eficazes para ligar equipamentos?

Atualmente, existem modelos de filtros de linha que oferecem possibilidades de proteção, com eles é possível ligar os aparelhos a tomada e sem sofrer interferências. Além disso, como dissemos antes alguns modelos oferecem proteção contra sobre tensão, geralmente proporcionada por um pequeno disjuntor ou fusível.

Benefícios de usar filtros de linha

Eliminação de ruídos: O primeiro benefício nós já contamos, ele estabiliza os ruídos vindos da rede elétrica e também garante que não haja interferência entre os aparelhos ligados a ele;

Custo-benefício: Mesmo sem funções mais complexas como os protetores eletrônicos, os filtros trazem mais funcionalidade do que réguas, ajudando na segurança dos equipamentos, por um preço acessível;

Praticidade: Não tem segredo em conectar os aparelhos ao filtro e nem em ligá-lo e desligá-lo. Até o fusível é fácil de ser trocado e barato, algo necessário quando em caso de sobre tensão, ele se funde, e uma substituição é necessária.


Os Filtros de Linha da Hayonik portegem aparelhos eletrônicos do dia a dia contra surtos de energia, com 8 tomadas frontais e 1 traseira que estão de acordo com as novas normas brasileiras.

Conheça esses e outros equipamentos do segmento de energia da Hayonik acessando o site https://www.hayonik.com.br.

Deixe uma resposta