Utilização de inversores off grid em trailers de food truck

Image by Freepik

Os caminhões conhecidos como food truck são tipicamente equipados com refrigeradores, micro-ondas, chapas, fogões, ventiladores, e, por vezes, outros equipamentos menores como liquidificadores e mixers. E, para alimentar todos esses equipamentos, o principal objetivo é ter independência, ou seja, não depender de estacionar sempre onde tenha eletricidade e tomadas a disposição.

Sumário

É possível ter autonomia utilizando um inversor?

A partir do momento em que se busca essa autonomia no food truck vem as dúvidas sobre a melhor forma de fazer e com quais equipamentos. E uma das respostas possíveis está, pelo menos em parte, no inversor de tensão.

Só que não é qualquer inversor que atende a demanda dos aparelhos e ele também não trabalha sozinho, ele é parte de um sistema. Para que esse sistema funcione serão necessários outros equipamentos que funcionem junto ao inversor.

Equipamentos para sistema de energia em food trucks

O uso de baterias ou de um banco de baterias é uma ótima solução para food truck. Para que esse sistema funcione, é importante a aquisição de alguns equipamentos principais:

Bateria estacionária – são baterias desenvolvidas para suportarem longos períodos de descarga, ou seja, as baterias dos veículos não servem para atender a mesma finalidade, pois elas apenas conseguem usar muita energia durante a partida do veículo.

Inversor de tensão – transforma a corrente contínua da bateria em corrente alternada.

Carregador de bateria – trabalham em modo de recarga contínua, pois seu objetivo é manter a bateria sempre com carga e pronta para ser utilizada.

Além desses, é importante também pensar na qualidade do cabeamento, e na possibilidade de adquirir equipamentos complementares como controladores de carga.

E os painéis solares, o sistema não precisa deles?

Você pode ter um sistema de energia autônomo apenas com o banco de baterias e os outros equipamentos citados anteriormente. Mas é claro que energia solar também pode ser uma opção, nessa caso será necessário investir também em painéis solares e aparelhos que regulem a energia para a manter sempre estável.

O investimento inicial, obviamente, se elevará um pouco e por isso é importante pensar se vai valer a pena e calcular muito bem. E, além do calculo das suas necessidades de energia, é bom lembrar que placas solares ocupam espaço, e os trailers tem tetos pequenos, portanto, terá poucas placas e a quantidade de energia gerada pode não ser tão satisfatória.


Em resumo, ao buscar a autonomia da energia no food truck é preciso saber qual investimento pode fazer e que resultados busca. E quando souber e for investir em equipamentos de alta qualidade a Hayonik está a disposição para ajudar a compor seu sistema de energia.

Deixe uma resposta