Caixas de Sobrepor ou Arandelas: qual usar no projeto de som ambiente?

Saiba mais sobre esses modelos de caixas e qual se encaixa em seu projeto

Para investir em um projeto de som ambiente é preciso se familiarizar com alguns equipamentos que podem fazer parte dele. Isso inclui saber que tipo de falante se adequa mais ao objetivo do projeto, levando em consideração a parte sonora e estética.

Existem dois tipos de caixas comumente usadas nesses projetos, as caixas presas na parede são caixas acústicas de sobrepor e as de embutir no forro são arandelas

Instalação e Posicionamento

As arandelas são feitas para serem embutidas no teto, elas proporcionam uma distribuição uniforme do som pelo ambiente. Para ser bem encaixada uma arandela depende de forro de gesso, madeira ou PVC, em ambientes sem forros sua instalação se torna impossível.

Por sua vez, as caixas acústicas de sobrepor precisam ser presas a paredes ou colunas, e suas posições devem ser muito bem distribuídas para que o som seja propagado da melhor forma pelo ambiente. Se

Potência

Não há uma potência certa para arandelas ou caixas acústicas, afinal, a potência necessária depende do projeto e de fatores como tamanho do ambiente e que tipo de sonorização se busca. Estabelecimentos fechados normalmente optam por menos potência, caixas de no máximo 25W costumam ser suficientes. Arandelas com potências menores podem ser uma boa escolha nesses ambientes.

Mas se o ambiente for muito grande, em metros quadrados e também altura do pé direito, é necessário mais potência e nesse caso existem mais modelos de caixas disponíveis. Outro caso são as áreas externas que, por razões óbvias, só podem ser sonorizadas com caixas de sobrepor.

Estética

Por serem quase imperceptíveis as arandelas se adequam e não modificam o ambiente onde estão instaladas, pois ficam com a tela exposta no teto. Já as caixas acústicas de sobrepor ficam expostas no ambiente onde estão instaladas, o que pode pode um empecilho para quem preza pela arquitetura e design do local em primeiro lugar.

Qualidade

Mas e quanto a qualidade? Quais são as principais diferenças? Ambos os modelos oferecem qualidade sonora eficiente, desde que é claro, sejam escolhidos produtos confiáveis para integrar o projeto de som ambiente. Em ambientes fechados (dependendo do tamanho e do tipo de ambiente), é recomendado maior pressão sonora e uma potência não muito elevada. Em contrapartida, ambientes abertos precisam de mais potência e a pressão sonora não é um fator tão determinante.

Afinal, qual a melhor escolha?

Em resumo, tudo depende do ambiente em que as caixas serão instaladas e também do objetivo, se é um som ambiente suave, se o projeto prevê a sonorização de festas e eventos ao vivo, entre outras várias finalidades.

Se possível tenha o auxílio de um especialista para te ajudar a definir as necessidades do ambiente e fazer a instalação.


A Hayonik tem uma vasta linha de produtos para sonorização de ambientes, como caixas de sobrepor, arandelas, setorizadores, trafos, módulos pré-amplificadores, e também, kits prontos para som ambiente. Conheça mais nossos produtos entrando no site.

Deixe uma resposta