Utilizando autotransformadores para passar aparelhos 110V para 220V e vice-versa

equipamentos domésticos

Às vezes, por engano, alguém pode comprar um aparelho com tensão diferente daquela utilizada em sua residência, ou então levar um aparelho que já possui para um lugar que só tem tomadas com tensão diferente da que costuma usar em casa. Isso não significa que não vai ser possível usar este aparelho, pois os autotransformadores capazes de transformar a tensão da corrente elétrica.

Continue lendo que vamos explicar mais sobre os autotransformadores!

Sumário

O que é um autotransformador?

Explicando de forma simples, um autotransformador é um equipamento portátil que transmite potência elétrica de um circuito para outro ajustando a tensão de entrada. Uma forma ainda mais simples é dizer que ele serve pra mudar a tensão de 110V para 220V e 220V para 110V.

Como eles funcionam?

Vamos partir da ideia que uma pessoa possua um ventilador com tensão de entrada de 220V, mas a rede do lugar que ele está apresenta uma tensão de 110V. Se ele ligar diretamente na tomada provavelmente esse aparelho não irá funcionar. Agora vamos imaginar o oposto, um ventilador de 110V ligado em uma tomada com tensão de 220V sofrerá uma sobrecarga e irá queimar.

O autotransformador atua então como um intermediário, transformando a tensão na correta para o equipamento. Ou seja, para conseguir usar o equipamento é necessário conectar o autotransformador na tomada da rede elétrica e conectar o plugue do equipamento ao autotransformador. Assim ele irá transformar e fornecer equilíbrio da energia, garantindo que o aparelho funcione normalmente.

Porém é preciso tomar cuidado, alguns modelos de autotransformadores são bivolt, portanto podem transformar a tensão de rede elétrica de 127V para 220V ou 220V para 127V, mas outros possuem uma entrada e uma saída específica. Conectar de forma errada pode causar danos ao equipamento.

Qual potência o autotransformador deve ter?

A potência também é um fator importante na hora de comprar o autotransformador. Ela é informada em voltampere e abreviada como VA, e o ideal é que seja 30% mais potente que o equipamento que será ligado ao autotransformador. Essa folga é necessária para que não haja sobrecarga de tensão.

Existem modelos de autotransformadores com potência baixas, como, por exemplo, 30VA e 50VA, para equipamentos que exigem menos alimentação, até potências elevadas de 5000VA, para equipamentos maiores. E, além desses, existem modelos específicos para atender as potências necessárias para equipamentos de ar condicionado.

Diferença entre transformadores e autotransformadores

Os transformadores possuem duas bobinas individuais, uma para o circuito de entrada e outra para o de saída. A bobina de entrada recebe a energia e a bobina de saída libera a nova tensão elétrica.

Já o autotransformador faz a mesma indução de potência a um circuito, alterando a tensão, mas utiliza só um enrolamento para isso, de acordo com a tensão desejada.

Deixe uma resposta