Fontes para pedais: o que saber para fazer uma boa escolha

Fontes para pedais

Cuidar dos pedais e garantir sua integridade é uma preocupação constante entre guitarristas do mundo todo. Por isso, além de garantir a integridade do equipamento, as fontes para pedais também são escolhidas por quem busca reduzir ruídos indesejáveis.

Mas como fazer uma boa escolha de fonte para o seu pedal? Vamos dar algumas dicas para fazer a melhor compra.

Por que se preocupar com a escolha da fontes?

As fontes são responsáveis por fazer com que os pedais funcionem, levando a eles a corrente necessária para seu desempenho. Parece simples, mas usar qualquer fonte para pedal sem se preocupar com as especificações pode acabar sendo uma má escolha.

Fontes de baixa qualidade ou que não tem as especificações corretas podem não só interferir no timbre do instrumento, por causa dos ruídos, como também parar de funcionar e até prejudicar equipamentos,

Saiba calcular a amperagem certa da fonte

Isso significa que você precisa saber a capacidade da fonte que vai precisar e isso também depende de quantos pedais estarão conectados a ela. De modo simples, os pedais ou pedaleiras sempre trazem a informação da amperagem que precisam, então escolha uma fonte que supra isso.

Se for usar vários pedais some as correntes para saber quanto de amperagem vai precisar da fonte, de preferência sempre deixando uma sobra.

Fontes para pedais lineares ou chaveadas

As fontes chaveadas são ótimas na conversão de energia e em questão de eficiência, mas quando se trata de ruídos ela tem suas desvantagens. Isso porque fontes chaveadas tem interferências significativas e quando se trata de pedais ninguém quer ter esse tipo de ruído.

Por outro lado, fontes lineares são menos complexas e são imunes a ruídas e interferências eletromagnéticas. Quem é músico sabe que isso faz toda diferença na hora de tocar.

Saídas isoladas, Múltiplas Saídas Não-Isoladas ou Daisy Chain

Partindo da mais simples, a fonte Daisy Chain é aquela que fonte de alimentação mais simples que se conecta diretamente a tomada e possui um cabo com vários conectores em sequência. Esse tipo de fonte normalmente possui custo menor, e embora simples funciona bem para pedais de baixo consumo.

Existe também um tipo de fonte que se conecta a tomada através de cabo e possui conector para pedais. Alguns modelos possuem múltiplas entradas para conectar os pedais, outras tem cabos para serem conectados a entrada, cujos quais, possuem diversos plugs que acabam conectando vários pedais a uma única entrada. Como podem conectar pedais separadamente acabam sendo confundidas com fontes isoladas, porém não é o caso. Entretanto, mesmo com saída compartilhadas essas fontes atendem aos pedais e atenuam ruídos, principalmente se forem lineares.

Por fim, as fontes isoladas possuem terras exclusivos para cada seção, ou seja, é como se tivessem várias fontes separadamente dentro dela. Quando um pedal é conectado a entrada ele funciona isoladamente e é alimentado sem nenhuma interferência de outra entrada. As fontes isoladas custam mais do que as outros que citamos, são ideais para sistemas onde é necessário ligar pedais digitais com analógicos.


Em resumo, o mais importante para escolher fontes para pedais é sempre pensar nos pedais que vai usar, quantos são, se é analógico ou digital e qual a necessidade de alimentação. Conhecendo seu equipamento e as especificações das fontes fica fácil de fazer a escolha.

A Hayonik lançou recentemente as fontes Lineares Electra 6 e Electra 12, confira mais informações sobre elas em nosso site.

Deixe uma resposta