Onda Modificada e Senoidal: qual a diferença entre elas?

Imagem de capa do post

Os inversores de onda modificada e senoidal possuem a mesma função, converter corrente continua (CC) de baterias, em corrente alternada (CA), similar aquela que chega as nossas casas através da rede de energia elétrica.

Mas, se você ouviu falar de inversores de tensão e sobre esses tipos de onda, deve ter imaginado que existem diferenças entre elas. E você está certo, existem algumas diferenças.

Continue lendo para descobrir quais são as diferenças, e semelhanças, entre onda modificada e senoidal.

Conhecendo os dois tipos de onda

A onda modificada simula energia de corrente alternada (CA), ou seja, não gera uma onda de corrente real, ele a simula produzindo uma onda mais irregular, que alterna de estado. Embora não produzam uma réplica perfeita de corrente, elas fornecem uma opção acessível e adequada.

Formatos de ondas modificada e senoidal

A onda senoidal por sua vez produz uma corrente de qualidade e praticamente idêntica a que chega através da rede elétrica. Dessa forma, ele emite uma corrente mais suave e sem oscilações, o que resulta em grande qualidade, principalmente para equipamentos mais sensíveis.

Quando é recomendado usar onda modificada e senoidal?

Os dois equipamentos são capazes de levar a energia aos equipamentos, mas a longo prazo as diferenças entre eles podem ser notadas. Para alimentar equipamentos com sistemas mais simples, que funcionam com resistências ou circuitos mais comuns, os inversores de onda modificada continuam sendo uma opção adequada. Essa é uma opção confiável e econômica.

Por outro lado, equipamentos que funcionam com motores, ou indução, reatores eletrônicos, ou até mesmo que utilizam ondas sonoras, funcionam de forma mais eficiente com inversores de onda senoidal. Esses inversores são mais caros e normalmente destinados a usos mais específicos.

Isso quer dizer que esses aparelhos não funcionam com onda modificada? De jeito nenhum!

Os equipamentos vão funcionar com a onda modificada também, porém, podem sofrer pequenas interferências e apresentar zumbidos enquanto funcionam. E, a longo prazo, podem diminuir a vida útil do aparelho. Mas veja bem, estamos falando de longo prazo realmente, uma década ou até mais, provavelmente até lá o aparelho já terá sido trocado ou apresentado problemas não causados pelo inversor.

Funcionamento em sistemas Off Grid

Quando falamos de sistemas On Grid, onde o sistema envia a energia excedente para a rede da concessionária, é essencial usar um inversor de onda senoidal pura, pois a forma de energia da rede e a dele são iguais.

No entanto, se for um sistema Off Grid não existe essa obrigação, pois o inversor não terá nenhuma ligação com a energia de rede elétrica. Portanto, pode ser usado um inversor de onda modificada.


Você pode encontrar modelos de onda modificada e senoidal na nossa linha de inversores off grid. São 17 modelos de variadas potências, que fornecem eficiência e qualidade de alimentação a diversos equipamentos. Confira aqui a linha completa.

Deixe uma resposta