5 Mitos Sobre Energia Solar Fotovoltaica

Com o sucesso da energia solar no Brasil, acabam surgindo muitas dúvidas em relação a ela e como funciona e hoje esclareçamos alguns mitos que surgiram ao longo do tempo.

1º A energia solar zera a conta de luz
Para as unidades consumidoras conectadas em baixa tensão, mesmo que a energia injetada na rede seja superior ao consumo, será devido o pagamento referente ao custo de disponibilidade.

2º A energia fotovoltaica é cara
Devemos lembrar que no sistema fotovoltaico não há custos com insumos, já que a luz solar e gratuita, sem contar que a energia solar já é mais barata do que fontes como carvão e nuclear.
Geralmente o retorno do investimento vem entre 4 e 10 anos e como o sistema tem vida útil com cerca de 25 anos, você tem uma vantagem pagando barato na energia por muitos anos.

3ª Energia solar precisa de muita manutenção
A recomendação de manutenção para seu sistema fotovoltaico é de 1x ao ano, sem contar que a chuva auxilia na limpeza dos módulos.

4º A instalação do sistema fotovoltaico é demorada
Para sistemas de pequeno porte a instalação pode levar cerca de 2 dias.
Nesses casos são aproveitadas as estruturas do local, então são instalados em telhados, lajes ou em solos.
Em relação ao posicionamento do inversor, é definido com o cliente, claro que sempre seguindo as recomendações do fabricante!

5º O cliente fica sem energia em dias de chuva
Não diremos que as placas solares são tão eficientes em dias nublados como são em dias ensolarados, elas geram entre 10% e 25% a menos de sua capacidade normal, mas essa geração menor de energia é compensada nos dias de maior insolação.
Quando o profissional faz o projeto do sistema, ele considera os dados atmosféricos da localização onde será feita a instalação.

Já sabia desses mitos sobre energia solar?

Deixe uma resposta