Inversores Off Grid: soluções para diversas áreas

Motorhome

Quando é necessário levar energia a equipamentos que estão em áreas isoladas, onde a rede elétrica não chega ou locais móveis que precisam de energia independente, os inversores off grid são soluções eficazes. Esse tipo de inversor é usado em sistemas desconectados da rede elétrica, ou seja, sistemas off-grid, que conta com outros equipamentos como banco de baterias e painéis solares.

Sumário

Diferença entre sistemas On Grid e Off Grid

Os inversores on grid, apesar de recebem energia de placas solares, são feitos para serem conectados ao rede pública de energia e por isso não possui baterias conectadas. Então, quando as placas não possuem energia suficiente para a demanda, ou durante a noite e dias nublados, o sistema é alimentado pela rede pública.

Já os inversores off grid são feitos para sistemas autônomos sem conexão com a rede elétrica. Nesse sistema a energia gerada pelos painéis alimenta os equipamentos em tempo real e o excedente de energia é armazenado em baterias. Portanto, a energia armazenada é fornecida aos equipamentos nos momentos em que não houver luz solar.

Componentes do sistema Off Grid

Painéis solares: Os painéis ou módulos fotovoltaicos captam a luz solar e a transmite para o inversor. quantidade de painéis necessários depende de cada projeto.

Controlador de carga: O responsável por regular a energia conduzida, ajudando a aumentar a vida útil das baterias e evitando sobrecargas. Além disso, também pode determinar quando a bateria está fraca.

Inversor: Converte energia fotovoltaica em energia para uso, ou seja, transforma a corrente contínua (CC) de 12V ou 24V em corrente alternada (CA) de 127V ou 220V. Sendo assim, é possível gerar energia compatível com a maioria dos equipamentos elétricos.

Baterias: Armazenam a energia gerada pela luz solar e transformada pelos inversores. A energia armazenada é utilizada em momentos que não há geração de energia, portanto, é utilizada a noite, ou dias nublados e chuvosos.

Aplicações de sistemas off grid

Maquinário agrícola
Refrigeração laboratorial
Monitoramento de CFTV
Iluminação solar
Motor home e food truck
Veículos de emergência
Radares de velocidade

Vantagens dos sistemas off grid

  • Podem ser utilizados em qualquer lugar desde que haja espaço suficiente para acomodar os painéis solares;
  • Geram energia em qualquer lugar, sem depender da rede da concessionária;
  • Podem ser instalados em locais urbanos e grandes centros;
  • Aumento da disponibilidade de energia.

A Hayonik conta com uma ampla linha de inversores off grid para ajudar a compor sistemas e levar energia elétrica a diversos locais e equipamentos. Confira no site todos os nossos modelos.

Deixe uma resposta