Direct Box: por que utilizar esse equipamento?

guitarra

É bem comum vermos uma caixinha conectada entre alguns instrumentos e uma mesa de som, mas o que exatamente esse pequeno dispositivo faz? Vamos explicar um pouco a seguir, continue lendo!

Sumário

O que é um Direct Box e quando usar?

Esses dispositivos são chamados de Direct Box, e permitem que uma fonte sonora (instrumento) tenha seu sinal de saída alterado, ajustando sua impedância a entrada da mesa. Em resumo, permite a conexão adequada entre instrumentos e sistemas de som.

Sua função é converter um sinal com alta impedância e não balanceado em um sinal balanceado e de baixa impedância, percorrendo a distância sem ruídos. Esse dispositivo tem pelo menos duas saídas (uma para ser ligada no amplificador do instrumento e outra para ser ligada na mesa) e uma entrada de microfone.

Sendo assim, é preciso usar o direct box quando a relação de impedância entre os dois equipamentos é incompatível, ou quando se quer transformar um sinal desbalanceado em balanceado.

Impedância e balanceamento de sinal

Quando se fala de de ajustar a relação de impedância entre o instrumento e uma mesa de som é para garantir desde o inicio da conexão um áudio limpo. É assim que o direct box age, ele cria a compatibilidade logo no inicio do sistema, garantindo a qualidade do som.

Já quando falamos da função de balancear o sinal de áudio, estamos nos referindo a ele impedir a indução de ruídos até a entrada. Então, ele não elimina os ruídos, mas impede que eles entrem na mesa através dos cabos.

Contrabaixos, teclados, violões e qualquer outro instrumento que não possuem um sinal balanceado em sua saída precisam do direct box.

Direct Box ativo ou passivo?

Existem dois tipos principais de de Direct Box: passivos e ativos. A principal diferença entre eles é que os ativos precisam de energia elétrica para funcionar, e os passivos não.

A escolha por um desses tipos depende do objetivo ao usá-lo. Um instrumento que já tem um sinal de saída de áudio baixo, funciona melhor com um direct box ativo já que a alimentação da energia do mesmo ajuda a aumentar a amplitude do sinal. Por sua vez, o passivo atenua o sinal e para um instrumento com saída baixa vai chegar a mesa ainda mais baixo e com ruídos.

Então, quando o modelo passivo é indicado? Quando temos instrumentos com volume de saída alto, nesse caso são recomendados por ter maior isolação elétrica e não distorcem, diminuindo os ruídos de terra.

Chave Ground/Lift

Uma dúvida que pode surgir é para que serve o botão ou chave Ground/Lift, e na verdade não é um grande segredo. Explicando de forma simples, essa chave deve ser usada quando houver ruídos de um loop de terra.

Não tem um posição exata para deixar a chave, o ideal é que se tiver um problema de zumbidos as posições sejam testadas e seja mantida aquela que resolver o problema do áudio.


O direct box é mais um equipamento de som profissional que faz parte do portfólio Hayonik, projetado para oferecer qualidade sonora e eficiência aos músicos.

Confira em nosso site todos os equipamentos de som profissional que temos para o seu negócio e para os seus clientes.

Deixe uma resposta